Trail Fisgas de Ermelo
adidado para 24 abril – 2022

 

Está de volta a prova de trail running que já se afirmou em Portugal, o Trail Fisgas de Ermelo. Uma organização da AMA – Associação Mondim Atletismo, com data agenda para 19 de abril de 2020, foi adiado para 24 de abril de 2022.

A quinta edição do Trail Fisgas de Ermelo, em Mondim de Basto, foi adiada para o dia 24 de abril de 2022. Apesar de todos os esforços da Organização para garantir a realização do Trail Fisgas de Ermelo no mês de abril, data prevista após o primeiro adiamento, tendo como prioridade salvaguardar a segurança de todos os participantes e cumprir as normas/recomendações da DGS, a mesma só será possível no próximo ano, dependendo sempre do controlo da pandemia – Covid19.

Com partida na Vila histórica de Ermelo e chegada em Mondim de Basto, o Trail Fisgas de Ermelo regressa ao trilhos para celebrar a quinta edição.

Aos participantes não irá faltar a visita às mais belas paisagens do Parque Natural do Alvão, os principais cursos de água: o rio Ôlo, o rio Cabril e o rio Poio. O contacto destas duas unidades litológicas é feito por uma barreira quartzítica que marca a transição da paisagem, e na qual se localiza o mais emblemático acidente geomorfológico regional: as quedas de água das Fisgas de Ermelo, uma das maiores quedas de água da Europa, com um desnível de cerca de 400 metros, assentes em rochas quartzíticas com aproximadamente 480 milhões de anos. Foi a fracturação destas rochas duras que permitiu que o Rio Olo nelas se tenha “enfisgado”, dando origem ao nome popular pelo qual é conhecida a mais bela cascata do território continental português.

Para alcançarem estes locais de rara beleza os atletas terão de percorrer os trilhos mais emblemáticos da nossa região que preparamos e que irão proporcionar magníficas paisagens a todos, começando desde o inicio com uma vista fantástica para as quedas de água das Fisgas de Ermelo.

Para usufruírem destes magníficos trilhos, vão ter que se entregar de corpo e alma à montanha. Ela está lá para vos receber!

“Suba a montanha não para fixar a sua bandeira, mas para abraçar o desafio, desfrutar do ar e usufruir da paisagem.
Escale-a para que possa ver o mundo, não para que o mundo te possa ver.”
(David McCullogh Jr)